EXPLISÃO DE CALDEIRA.jpg

 

EXPLOSÃO EM CALDEIRAS: FALTA DE ÁGUA!

 

 

Existem vários fatores que podem contribuir para o aumento de pressão das caldeiras, tendo como consequência explosão. Hoje vamos falar sobre o risco de explosão quando ocorre falta de água ou não resfriamento do aço.

 

Mudança de Fase Líquido/Vapor:

Para entender este tipo de ocorrência, primeiramente é necessário compreender o comportamento termodinâmico da água durante a mudança de fase do estado líquido para o vapor.

 

P.v = R.T

 

Vamos considerar o seguinte exemplo, 1kg de água (ou seja 1 litro), na pressão atmosférica. Quando aquecido esta massa até sua total vaporização, o volume agora requerido para ocupar esta massa de vapor, será muito superior do que a água no estado líquido, APROXIMADAMENTE 1600 litros!!! ver Figura 1.

VOLUME OCUPADO LIQUIDO VAPOR.jpg

Aumento Abrupto de Pressão:

Quem tem fogão a lenha em casa já deve ter observado quando uma gota de água cai sobre a chapa quente, rapidamente ela se transforma em vapor.
O mesmo ocorre na caldeira quando ocorre falta de água, os tubos estão superaquecidos. Quando por algum motivo, essa caldeira recebe água nessas condições, está água muda de fase de forma repentina onde vai demandar um volume maior (ver ilustração anterior). Portanto, como esse aumento de volume é repentino, as válvulas de segurança não vão conseguir aliviar o aumento de pressão abrupto e a caldeira sendo um espaço confinado, irá ocorrer a explosão.

 

Incrustação e corrosão também podem contribuir para este tipo de ocorrência!

 

Nota: Como caldeiras operam sobre pressão, o volume requerido quando ocorre está mudança de fase é menor, varia de acordo com a pressão de operação (consultar tabela de vapor da água, volume específico).